quinta-feira, 20 de maio de 2010

Alfajor sem glúten

Estou demorando a postar por motivos de força maior, mas vamos lá para mais uma receita e uma nova lição. Essa receita, salvou minha vida na minha primeira festa de aniversário como convidada celíaca. É claro que ninguém se importa se você pode comer ou não, e mesmo sabendo ainda oferecem, mas isso é relativo porque ninguém é obrigado a se preocupar com você, mas vamos lá.

No natal do ano passado, eu aprendi uma receita super simples, e realmente muito gostosa, mas devo admitir que na minha versão sem glutén ficou muito mais melhor. O nome dela é alfajor. O alfajor nada mais é do que uma massa, assemelhando se a um biscoito com uma camada generosa de recheio entre eles. Vamos lá, a minha receita sem glúten. A mais uma vez, pedidos da minha única leitora, Camilla Soares, um beijo! 








Alfajor sem glúten.

3 gemas
1 xícara de açucar
1 xicara de margarina
200 gramas de maizena
200 gramas de farinha sem glúten. (eu uso a da amina) 
(quanto aos ingredientes acima, maizena e farinha, se a massa nao ficar firme, acrescente um pouco mais de maizena)
400 gramas de chocolate em barra. (cerca de 4 quadradinhos)

Modo de preparo:
1. Misture os 3 primeiros ingredientes, até ficar uma mistura homogenea. 
2. Acrescente aos poucos a farinha sem gluten, alternando com a maizena, até formar uma massa consistente, e que não grude na mão.
3. Em seguida, passe farinha em uma superficie enfarinha, (com farinha amina, claro), e abra essa massa, bem fininha, com um rolo de macarrão. 
4. Corte com a ajuda de algum utensilio redondo, eu usei um copinho de patê. Cuidado na hora de tirar da mesa, por que a massa é bem frágil.
5. Forre uma forma com papel manteiga, que ajuda muito na hora de desenformar. 
6. Leve ao forno baixo, até começar a dourar, quanto mais branquinho ficar, mais macio ele será.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de margarina
Sua preferência; chocolate, goiabada (amor eterno), ameixa, morango, enfim.

Faz o brigadeiro, não muito duro, e espera esfriar.

Montagem:
1. Pegue uma dessas rodinhas, e recheie com uma colher de sopa bem cheia desse brigadeiro.
2. Cubra com outra rodinha de biscoito.
3. Por ultimo, derreta o chocolate em banho maria, ou no forno microondas, e cubrar esse 'biscoito'. Nada de economizar, o bom é o exagero nessa receita.
4. Leve ao congelador por alguns minutos, e aí é só embalar, ou guardar em um deposito. É aconselhavel guardar na geladeira, pois dura mais. 



Espero que tenha ficado bem explicadinho, eu tentei simplificar ao máximo. Qualquer dúvida, basta deixar nos comentários, ou dá uma passada no meu orkut, que eu terei o prazer em tirar suas dúvidas. Vou tentar trazer algumas receitas salgadas, porque senão além de celíaco, vou acabar virando diabética :B Um beijo, e eu agradeço se mais alguém se interessar em seguir e divulgar. Obrigada :)

Um comentário:

  1. esse vou fazer com certeza! amanhã se possivel, pqp deve ter ficado gostoso :B

    ResponderExcluir