terça-feira, 4 de maio de 2010

Bombom Sem Glúten

Em nome da minha única leitora (http://fairyofwind.blogspot.com/) eu vou postar o tal bombom que eu havia falado. É uma receita super prática, mas que só deu certo acredito que por um erro meu. Logo mais vocês vão entender o que houve.

Bombom Sem Glúten

Ingredientes:

Chocolate em barra Harold Top Branco - Cerca de 4 quadrados.
1 lata de leite condensado
3 colheres bem cheias de chocolate (na falta do chocolate em pó, eu usei um achocolatado, aqui em maceió eu conheço o Claralate- sem glúten claro)
(pode usar o recheio de sua preferência, chocolate granulado, crocante, cereja, ameixa, enfim, o que gostarem mais.)

Modo de Preparo:

1ª etapa: Num recipiente de vidro, derreta o chocolate em banho maria, tendo o cuidado pra que a água não suba pra dentro do recipiente (o que aconteceu comigo :x) e esperem que ele derreta completamente, tendo o cuidado pra que a água embaixo não ferva. No meu caso, a entrada não foi tão ruim. Já explico por que.
2ª etapa: Cozinhe o leite condesado como se fosse fazer um brigadeiro, com meia colher de margarina ou manteiga, também tendo o cuidado para que outros utensilios não tenham contaminado a margarina com gluten, (no meu caso, eu tenho um pote de margarina e um de manteiga exclusivos para mim). Não deixe que chegue ao ponto de brigadeiro, afinal o recheio tem que ser mole.

Vamos a confecção:

Como a queridinha água entrou no chocolate, assim que eu escorri ela, ele ficou com uma consistencia meio dura, assemelhando-se a uma massa de modelar. Caso queira modelar o bombom dessa forma, acrescente meia caixinha de creme de leite, (só meia, se colocar ela toda, há a possibilidade dele virar ganache), misture bem e deixe na geladeira por alguns minutos, em seguida você vê se ela adquiriu essa consistência. 
A confecção é da seguinte forma:
Com o brigadeiro frio, voce modela as bolinhas, e as deixa no congelador por alguns minutos para que elas não derretam na sua mão.  Em seguida pegue a massa de chocolate, e abre na palma da mão, deixando uma bolinha amassada na mesma. Coloque a bolinha do brigadeiro já modelada dentro dessa massa, em seguida, vá fechando os cantos e enrole nas mãos, mais uma vez. Coloque sobre uma assadeira com papel aluminio ou papel manteiga, e leve ao congelador por 5 minutos. Verifique se o bombom já está bem firme. Eu enrolo em pedaços de papel aluminio, e em seguida fecho num plastico, ou papel celofane com uma fitinha de cetim. 

(Legenda da foto: O primeiro é o bombom com o brigadeiro preto, o do meio com brigadeiro branco e o terceiro é a mistura da massa do chocolate com o brigadeiro preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário